A revista FotoVolt destacou a participação da CEO da CELA (Clean Energy Latin America), Camila Ramos, no Intersolar Summit Brasil Nordeste, onde apontou que o setor de data centers deve dobrar sua demanda de energia entre 2025 e 2035, impulsionado pela expansão da inteligência artificial. Segundo ela, o Brasil tem uma oportunidade única de atrair investimentos nesse segmento, graças à abundância e competitividade da energia renovável, especialmente no Nordeste.
De acordo com o estudo da CELA apresentado por Camila, apenas em 2023 os data centers contrataram 203 MW médios em PPAs de longo prazo com energia renovável, ultrapassando setores como a indústria metalúrgica e mineração. Já no setor de hidrogênio verde, a consultoria mapeou 108 projetos anunciados no Brasil até abril de 2024, sendo 71 deles com foco comercial. A capacidade de eletrólise estimada nos projetos já se aproxima dos 90 GW.
Camila também destacou que o armazenamento de energia deve ganhar protagonismo no planejamento energético nacional, como solução para garantir flexibilidade ao sistema e evitar desperdício de energia renovável. Ela reforçou a importância de realizar leilões de reserva de capacidade ainda em 2025, para viabilizar economicamente os sistemas de baterias no Brasil.